terça-feira, 3 de maio de 2011

Vacinação contra a infecção por Vírus do Papiloma Humano (HPV) e prevenção do cancro do colo do útero

 A vacina contra a infecção por Vírus do Papiloma Humano (HPV) e prevenção do cancro do colo do útero encontra-se disponível nos Centros de Saúde do Algarve, desde Outubro de 2008.

A vacinação com a vacina HPV tem como objectivo a prevenção de infecções por Vírus do Papiloma Humano e a diminuição da incidência do cancro do colo do útero.

O HPV é um vírus frequente nos humanos, responsável pela formação de lesões chamadas papilomas, geradoras de infecções por transmissão sexual mais comuns a nível mundial. O HPV transmite-se facilmente através do contacto íntimo com a pele e a mucosa, durante a actividade sexual.

A maior parte das raparigas e mulheres, nalgum momento da sua vida, terão contacto com o HPV sem o saber. Geralmente a infecção é transitória e cura por si. No entanto, por vezes o sistema imunitário não consegue eliminar o vírus, podendo desenvolver-se o cancro, por isso a vacina é tão importante.

A vacina ajuda a proteger contra o cancro do colo do útero e as infecções genitais por HPV.

A vacina deve ser administrada o mais cedo possível, antes do início da actividade sexual.

A vacina é gratuita para as raparigas de 13 anos e que façam 17 anos em 2009, 2010, 2011, nascidas respectivamente em 1992, 1993 e 1994. Para isso, deverão dirigir-se aos Centros de Saúde com o boletim individual de saúde.

Em caso de dúvida, contactar a Linha de Saúde 24 através do 808 24 24 24.

Sem comentários:

Enviar um comentário