terça-feira, 3 de maio de 2011

Adolescência: Tomar decisões e fazer escolhas!

A adolescência é uma fase de aquisição e estruturação da identidade, em que se adquire competências para viver o mundo que nos rodeia e encontrar o lugar nele. Recorremos para isso a experiências de risco, a situações de aprendizagem, referências para a construção da nossa identidade e limites nas relações com os outros. Grande parte da experiencia e maturidade que adquirimos advém das experiências que vivemos.
Desde que nascemos iniciamos um processo de aprendizagem e enriquecimento contínuo ao longo da vida - curiosidade, intuição, exploração etc...
A adolescência é o período “ideal” para essa aprendizagem de forma a fomentar uma estrutura para a mudança (ex. alterações hormonais, sexualidade, o cérebro está num processo de amadurecimento) e de resiliência (gestão da adversidade). É um período fluente de motivação para a exploração e a conquista. Os mecanismos que gerem as atitudes e os comportamentos dos adolescentes influenciam mais o impulso (Faz…sem pensar…não interessa as consequências…) do que a razão (Parar… e contemplar… Pensar antes de agir.)
Como adolescente, a prioridade é direccionada para a identidade, viver dentro de um sistema de relações de pares (pertença ao grupo), a comunicação e a intensidade do momento. O planeamento, a organização, auto-critica e a gestão do futuro, não correr riscos “desnecessários ou de obediência aos adultos” aparenta não ser uma prioridade, mas pode tornar-se uma fonte de angústia para pais ansiosos.
Contudo há que pensar que escolhas actuais podem-se reflectir em toda a nossa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário