terça-feira, 17 de maio de 2011

MAIO - MÊS DO CORAÇÃO

 Em 2009,em Portugal, ocorreram cerca de 35 mil mortes por doenças cardiovasculares, das quais se estima um pouco menos de 20 mil devidas a acidente cerebrovascular e mais de 10 mil a enfarte do miocárdio. O coração dos portugueses está ameaçado! Talvez os dados mais preocupantes sejam os que demonstram que 42% da nossa população adulta tem hipertensão arterial, 12% tem diabetes, e estes factores de risco não estão controlados, atingindo cada vez mais as pessoas jovens. Também a obesidade crescente, afectando todos os grupos etários, e constituindo uma importante causa de novos casos de diabetes, hipertensão arterial e alterações das gorduras no sangue, deve-nos fazer reflectir sobre as consequências do nosso estilo de vida actual.

Como já é habitual, a Fundação Portuguesa de Cardiologia  elege o mês de Maio como o «Mês do Coração», encorajando os portugueses a adoptar estilos de vida saudáveis.

Medidas que se podem implementar no dia-a-dia em termos de prevenção cardiovascular:



1. Actividade física regular: no mínimo andar a pé 30 minutos por dia.
2. Alimentação saudável: variada, com legumes, frutas, cereais completos, azeite e gorduras vegetais, peixe, carnes magras e com redução do sal.
3.Não fumar.
4. Controlar o peso.
5. Controlar a tensão arterial, fazer análises de colesterol e de glicemia (nas pessoas de maior risco).
6. Ir ao médico regularmente.
7. Estar informado(a)
Factores de risco

  • O sal de cozinha, é  utilizado como condimento em quase todos os pratos portugueses. De facto, é dificil  passar sem sal na comida. O grande problema é que é frequente exagerar no sal, pelo que é recomendável uma redução ou se possível a sua ausência.
  • Na alimentação tradicional portuguesa, consome-se excessivamente gordura saturada. A carne, especialmente de porco, molhos gordurosos, manteiga, banha: todos estes produtos são ricos em gordura saturada. Para além de provocar obesidade, a gordura pode acumular-se nas artérias ,provocando problemas como AVC, ateroscleroses, estenoses, etc.
  • O açúcar refinado está presente em variados alimentos como bolos confeccionados, lacticínios, aperitivos ou snacks, refrigerantes e doces. Os excessos de açúcar, aliados à a falta de exercício físico, provocam obesidade, diabetes e são prejudiciais para as artérias.
  • O Sedentarismo é um dos problemas mais graves que atormentam a sociedade contemporânea. Devido ao desenvolvimento, cada vez mais vertiginoso, da tecnologia, o ser humano tem tido gradualmente menos necessidade de fazer uso do seu físico.  O corpo humano está naturalmente preparado para a prática de actividades físicas ao ar livre. A prática diária de exercício físico e de desportos é essencial para a manutenção de uma boa saúde e qualidade de vida, já que melhora o funcionamento do coração e evita o aparecimente de doenças que afectem o sistema cardiovascular.
  •  Fumar um único cigarro já pode, por si só, constituir um acto de alguma agressividade para o sistema cardiovascular. Um simples bafo pode aumentar o batimento cardíaco de 5 a 20 batimentos por minuto, o que significa que o sangue passa a ser bombeado com uma maior frequência; por outro lado, a nicotina provoca um efeito contractor sobre os vasos sanguíneos. O risco que o sistema cardiovascular passa a correr quando estes dois efeitos são desencadeados, ainda por cima em simultâneo, torna-se por demais evidente.


    Fonte:www.palpita-me.org

Sem comentários:

Enviar um comentário