terça-feira, 17 de maio de 2011

22 de Maio - Dia Europeu de Luta Contra a Obesidade

O comportamento alimentar e um estilo de vida saudável são importantes para perceber como vemos, sentimos e valorizamos o estado de saúde. Fazer escolhas alimentares inteligentes, tão cedo quanto possível, contribui para reduzir o risco de certas doenças, como obesidade, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, alguns tipos de cancro e osteoporose. A epidemia da obesidade é especialmente evidente nos países industrializados, onde a maioria das pessoas tem um estilo de vida sedentário e, cuja ingestão alimentar se baseia em produtos de conveniência, que são tipicamente ricos em calorias e pobre em valor nutricional.
A obesidade infantil é cada vez mais preocupante devido a uma série de complicações crónicas que se desenvolvem até à fase adulta, como a hipertensão, diabetes e colesterol. Uma das estratégias no combate do excesso de peso das crianças é o cuidado com a alimentação e o aumento do exercício físico e, para toda a família.

Causas
A obesidade infantil pode surgir, por factores hormonais ou genéticos. Contudo, a causa mais frequente para o ganho de peso é a ingestão alimentar excessiva e, a falta de exercício físico. Se as crianças consumirem mais calorias do que o seu gasto diário, com as actividades físicas normais, vão ganhar mais peso do que o recomendado.

Quando procurar ajuda médica
Nem todas as crianças, que têm uma forma mais redonda, têm excesso de peso ou obesidade. Algumas crianças, tal como os adultos, têm uma estrutura óssea mais larga. As crianças normalmente também têm uma distribuição diferente da gordura corporal, durante os vários estádios de desenvolvimento. Deve-se avaliar se o seu peso é saudável. Quando os pais se apercebem que a criança está a ganhar mais peso do que o normal, devem falar com o médico de família ou com um nutricionista. Este, pode dar-lhe a informação necessária, após o conhecimento da história individual e familiar, bem como dos hábitos diários da criança.

Prevenção
Quando uma criança está em risco de se tornar obesa, a família deve tomar uma série de medidas proactivas, para inverter esta tendência. Começar por dar um bom exemplo, fazendo escolhas alimentares saudáveis e ser consciente relativamente a esta necessidade. Depois, ser activo e incentivar a criança a contribuir nestas actividades, ajudando-o em pequenas tarefas. Isto fará com que a criança também se sinta útil e querida

Fonte:www.obesidade.online.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário