quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO

Um pequeno-almoço saudável e equilibridado é essencial a qualquer criança para que esta comece bem o dia.  
O pequeno-almoço deve fornecer nutrientes em quantidades adequadas, de modo a oferecer à criança a energia necessária para o desempenho das suas funções, optimizando as capacidades cognitivas e facilitando os processos de aprendizagem. 

Estudos referem que:
Um pequeno-almoço com alimentos provenientes dos 7 grupos da roda dos alimentos fornece às crianças aproximadamente um quarto das suas necessidades diárias em nutrientes;Indivíduos que “saltam” a refeição do pequeno-almoço têm menos hipóteses de atingir a quantidade diária, necessária, de nutrientes;Quando as crianças tomam o pequeno-almoço, estão facilitadas funções como a concentração, aprendizagem, pensamento e comportamento.

 Quatro estratégias para tornar o pequeno-almoço um hábito em sua casa:
1. Seja um modelo
Se quer que a sua criança coma o pequeno-almoço, tome-o também!!! 
2. Mantenha os alimentos do pequeno-almoço sempre à mãoTenha pelo menos duas porções de cada item que vai servir ao pequeno-almoço (ex: no caso do pão, servir dois tipos de pão diferentes), para tornar o pequeno-almoço mais variado e assim evitar a monotonia. 
3. Torne-o fácil
Adopte formas de servir o pequeno-almoço que sejam simples e viáveis, de preferência, de modo a que as próprias crianças consigam servir-se sozinhas. Mantenha os alimentos sempre visíveis. 
4. Tente o pequeno-almoço na escolaEncoraje as crianças que não conseguem tomar o pequeno-almoço em casa a tomarem-no na escola. O importante aqui é a intervenção dos pais na elaboração do pequeno-almoço para se certificarem de que as crianças tomam um pequeno-almoço saudável. (in http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt)
O PNPAS associa-se a estas celebrações com a emissão de podcasts sobre os mais variados temas alimentares, nomeadamente a importância do pequeno-almoço. AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário