SESSÃO INFORMATIVA SOBRE SIDA
Á semelhança do ano lectivo transacto, no passado dia 20 de Janeiro, foi realizada uma acção de sensibilização sobre a problemática da SIDA (no âmbito da comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Sida). Contámos com o apoio do MAPS de Portimão, que se deslocou à nossa escola com a presença de um testemunho de caso, e dialogou com as turmas de 8º ano. Agradecemos, desde já a disponibilidade do Sr. Rui e de toda a equipa do MAPS, bem como a colaboração e atenção de todos os nossos alunos e professores, que tornaram esta actividade bastante frutífera.
AVALIAÇÃO DA SESSÃOA sessão foi interessante e informativa: alertou-nos para os perigos de determinados comportamentos. O senhor Rui foi muito amável em dar a “cara” por nós!
Patrícia, 8ºBAprendi e gostaria que houvesse mais apresentações como esta, pois na nossa idade é bastante importante. O senhor Rui foi corajoso em se expor da forma como o fez perante tantos alunos. Também gostei das lembranças finais. Foram muito prestáveis!
Émerson, 8ºCEu gostei. Um dia, se nos oferecerem drogas, vamo-nos lembrar sempre do testemunho do senhor Rui e pensar duas vezes antes de nos “meter em porcarias”. Podemos divertir-nos, sorrir, sem drogas, sem álcool…
Marta, 8ºBA sessão fez com que ficássemos mais conscientes relativamente à doença e atitudes que tomamos na nossa vida!
Raquel, 8ºB(…) A apresentação foi fascinante. Achei impressionante o facto de a Sida afectar tantas pessoas no mundo, sem que haja características, nas pessoas, que procure – qualquer um de nós pode ser infectado! (…) Aprendi que não faz mal cumprimentar com um aperto de mão ou um beijo, alguém que esteja infectado com o VIH.
Fábio, 8ºCfiquei triste, mas adorei a palestra!
Anónimo, 8ºDAprendi que não devemos aceitar o que os amigos nos dizem e fazem. Devemos dizer Não quando nos pedem para experimentar. Primeiro devemos pensar antes de agir mal. Fumar, tomar drogas, beber álcool faz muito mal à saúde. Devemos agir com a cabeça: Primeiro pensar e só depois, se quisermos assumir as consequências, agir!
Eunice, 8ºDGostei muito da sessão. Quero desde já agradecer ao MAPS pela disponibilidade de terem cá vindo. Fez-me pensar bastante: esse caminho não é o quero para mim; pensei nos meus amigos, especialmente um que segue por essa “via”. Fiquei sensibilizada com a história de vida do Senhor Rui, as lágrimas vieram-me aos olhos… A palestra foi bastante produtiva e deveria repetir-se.
Anónimo, 8ºA