As turmas do 1ºano de escolaridade do nosso Agrupamento de escolas comemoraram o Dia de S. Valentim com a leitura e debate da História " O Sapo Apaixonado".
«Um programa de saúde escolar efectivo … é o investimento de custo-benefício mais eficaz que um País pode fazer para melhorar, simultaneamente, a educação e a saúde». (Gro Harlem Brundtland, Directora-Geral da OMS. Abril 2000)
segunda-feira, 9 de abril de 2018
quinta-feira, 8 de março de 2018
Dia Internacional da Mulher
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.
No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram, queimados num incêndio, numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.
Porém, somente no ano de 1910, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres. Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Pretende-se diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher na sociedade. Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem em muitos locais de trabalho: salários baixos, violência masculina, horário alargado de trabalho, desvantagens na carreira profissional…Muito ainda há para ser modificado nesta história.
quarta-feira, 7 de março de 2018
sexta-feira, 2 de março de 2018
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Trabalhos elaborados para comemorar o Dia da Mulher
No Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Esta efeméride foi comemorada no nosso Agrupamento de Escolas. Deixo uma amostra de trabalhos realizados.
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Mais uma vez o nosso Agrupamento de Escolas comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Foram realizadas palestras, dinamizadas pela UCC de Lagoa, confeção de gelatinas, exposição de trabalhos realizados pelos alunos, elaboração de poemas, entre várias outras atividades... Fica uma apresentação do trabalho desenvolvido.
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
A IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO
Um pequeno-almoço saudável e equilibridado é essencial a qualquer criança para que esta comece bem o dia.
O pequeno-almoço deve fornecer nutrientes em quantidades adequadas, de modo a oferecer à criança a energia necessária para o desempenho das suas funções, optimizando as capacidades cognitivas e facilitando os processos de aprendizagem.
Estudos referem que:
Um pequeno-almoço com alimentos provenientes dos 7 grupos da roda dos alimentos fornece às crianças aproximadamente um quarto das suas necessidades diárias em nutrientes;Indivíduos que “saltam” a refeição do pequeno-almoço têm menos hipóteses de atingir a quantidade diária, necessária, de nutrientes;Quando as crianças tomam o pequeno-almoço, estão facilitadas funções como a concentração, aprendizagem, pensamento e comportamento.
O pequeno-almoço deve fornecer nutrientes em quantidades adequadas, de modo a oferecer à criança a energia necessária para o desempenho das suas funções, optimizando as capacidades cognitivas e facilitando os processos de aprendizagem.
Estudos referem que:
Um pequeno-almoço com alimentos provenientes dos 7 grupos da roda dos alimentos fornece às crianças aproximadamente um quarto das suas necessidades diárias em nutrientes;Indivíduos que “saltam” a refeição do pequeno-almoço têm menos hipóteses de atingir a quantidade diária, necessária, de nutrientes;Quando as crianças tomam o pequeno-almoço, estão facilitadas funções como a concentração, aprendizagem, pensamento e comportamento.
Quatro estratégias para tornar o pequeno-almoço um hábito em sua casa:
1. Seja um modelo
Se quer que a sua criança coma o pequeno-almoço, tome-o também!!!
Se quer que a sua criança coma o pequeno-almoço, tome-o também!!!
2. Mantenha os alimentos do pequeno-almoço sempre à mãoTenha pelo menos duas porções de cada item que vai servir ao pequeno-almoço (ex: no caso do pão, servir dois tipos de pão diferentes), para tornar o pequeno-almoço mais variado e assim evitar a monotonia.
3. Torne-o fácil
Adopte formas de servir o pequeno-almoço que sejam simples e viáveis, de preferência, de modo a que as próprias crianças consigam servir-se sozinhas. Mantenha os alimentos sempre visíveis.
Adopte formas de servir o pequeno-almoço que sejam simples e viáveis, de preferência, de modo a que as próprias crianças consigam servir-se sozinhas. Mantenha os alimentos sempre visíveis.
4. Tente o pequeno-almoço na escolaEncoraje as crianças que não conseguem tomar o pequeno-almoço em casa a tomarem-no na escola. O importante aqui é a intervenção dos pais na elaboração do pequeno-almoço para se certificarem de que as crianças tomam um pequeno-almoço saudável. (in http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt)
O PNPAS associa-se a estas celebrações com a emissão de 8 podcasts sobre os mais variados temas alimentares, nomeadamente a importância do pequeno-almoço. AQUI
DIA MUNDIAL DA OBESIDADE INFANTIL
A 11 de Outubro (deste ano 2017) comemora-se pela primeira vez o Dia Mundial da Obesidade.
O PNPAS associa-se a estas celebrações com a emissão de 8 podcasts sobre os mais variados temas alimentares, que podem ser ouvidos aqui.
O PNPAS associa-se a estas celebrações com a emissão de 8 podcasts sobre os mais variados temas alimentares, que podem ser ouvidos aqui.
terça-feira, 20 de junho de 2017
Peça de Teatro" O Casamento"
terça-feira, 7 de março de 2017
Comemorarção do Dia de S. Valentim
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
PROJETO GERAÇÃO SAUDÁVEL
A Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde
desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem
dos Farmacêuticos, com o objetivo primordial de contribuir para a
promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de
estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis
patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e
integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma
colaboração mútua na educação dos jovens. O público-alvo são os alunos do 2º e 3º ciclos que frequentam
estabelecimentos escolares públicos ou privados das áreas de jurisdição
da SRSRA, sendo os professores, familiares dos alunos e a população em
geral um público-alvo secundário.
O Projeto Geração Saudável tem como propósito a valorização do papel do
farmacêutico na sociedade, como interveniente ativo no âmbito da saúde
pública, através da realização de ações de formação dinâmicas e
versáteis. Como fator diferenciador deste projeto, as formações são
ministradas num autocarro pedagógico articulado, adaptado para o efeito e
dividido em duas partes distintas. A parte traseira é composta por um
pequeno anfiteatro, onde é ministrada a formação aos alunos e a parte dianteira, destinada à projeção de filmes
educacionais e jogos didáticos associados às temáticas do projeto,
perspectivando sempre a formação interativa e apelativa.
Tivemos a presença do autocarro da Geração Saudável nos dias 9 e 10 de Fevereiro na Escola E.b 2/3 Jacinto Correia, com sessões sobre Diabetes e Consumo de Medicamentos e de Substâncias, destinadas aos nossos alunos de 6º e 7º ano.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






























