segunda-feira, 9 de abril de 2018

Comemoração do Dia de S. Valentima no 1ºano

As turmas do 1ºano de escolaridade do nosso Agrupamento de escolas comemoraram o Dia de S. Valentim com a leitura e debate da História " O Sapo Apaixonado".





quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram, queimados num incêndio, numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos. Porém, somente no ano de 1910, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres. Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Pretende-se diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher na sociedade. Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem em muitos locais de trabalho: salários baixos, violência masculina, horário alargado de trabalho, desvantagens na carreira profissional…Muito ainda há para ser modificado nesta história.

Made with Padlet

quarta-feira, 7 de março de 2018

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Trabalhos elaborados para comemorar o Dia da Mulher




No Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Esta efeméride foi comemorada no nosso Agrupamento de Escolas. Deixo uma amostra de trabalhos realizados.




quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dia Mundial do Não Fumador - 17 de Novembro


Mais uma vez o nosso Agrupamento de Escolas comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Foram realizadas palestras, dinamizadas pela UCC de Lagoa, confeção de gelatinas, exposição de trabalhos realizados pelos alunos, elaboração de poemas, entre várias outras atividades... Fica uma apresentação do trabalho desenvolvido.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO

Um pequeno-almoço saudável e equilibridado é essencial a qualquer criança para que esta comece bem o dia.  
O pequeno-almoço deve fornecer nutrientes em quantidades adequadas, de modo a oferecer à criança a energia necessária para o desempenho das suas funções, optimizando as capacidades cognitivas e facilitando os processos de aprendizagem. 

Estudos referem que:
Um pequeno-almoço com alimentos provenientes dos 7 grupos da roda dos alimentos fornece às crianças aproximadamente um quarto das suas necessidades diárias em nutrientes;Indivíduos que “saltam” a refeição do pequeno-almoço têm menos hipóteses de atingir a quantidade diária, necessária, de nutrientes;Quando as crianças tomam o pequeno-almoço, estão facilitadas funções como a concentração, aprendizagem, pensamento e comportamento.

 Quatro estratégias para tornar o pequeno-almoço um hábito em sua casa:
1. Seja um modelo
Se quer que a sua criança coma o pequeno-almoço, tome-o também!!! 
2. Mantenha os alimentos do pequeno-almoço sempre à mãoTenha pelo menos duas porções de cada item que vai servir ao pequeno-almoço (ex: no caso do pão, servir dois tipos de pão diferentes), para tornar o pequeno-almoço mais variado e assim evitar a monotonia. 
3. Torne-o fácil
Adopte formas de servir o pequeno-almoço que sejam simples e viáveis, de preferência, de modo a que as próprias crianças consigam servir-se sozinhas. Mantenha os alimentos sempre visíveis. 
4. Tente o pequeno-almoço na escolaEncoraje as crianças que não conseguem tomar o pequeno-almoço em casa a tomarem-no na escola. O importante aqui é a intervenção dos pais na elaboração do pequeno-almoço para se certificarem de que as crianças tomam um pequeno-almoço saudável. (in http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt)
O PNPAS associa-se a estas celebrações com a emissão de podcasts sobre os mais variados temas alimentares, nomeadamente a importância do pequeno-almoço. AQUI

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE INFANTIL

A 11 de Outubro (deste ano 2017) comemora-se pela primeira vez  o Dia Mundial da Obesidade.
 O PNPAS associa-se a estas celebrações com a emissão de 8 podcasts sobre os mais variados temas alimentares, que podem  ser ouvidos aqui.




 

Um novo ano letivo, mochilas pesadas a carregar, professores novos a conhecer, colegas novos para confraternizar...

Desejamos a todos um ano 2017/2018 cheio de trabalho e sucesso...com muita SAÚDE!

terça-feira, 20 de junho de 2017

terça-feira, 7 de março de 2017

Comemorarção do Dia de S. Valentim


Alguns trabalhos realizados para comemorar o Dia de S. Valentim. Esta atividade envolveu a articulação entre várias disciplinas (História, Ciências Naturais, Educação Visual, Inglês, Espanhol e Francês) envolvendo a Biblioteca Escolar e o Projeto de Educação para a Saúde.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

PROJETO GERAÇÃO SAUDÁVEL

A Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, com o objetivo primordial de contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens. O público-alvo são os alunos do 2º e 3º ciclos que frequentam estabelecimentos escolares públicos ou privados das áreas de jurisdição da SRSRA, sendo os professores, familiares dos alunos e a população em geral um público-alvo secundário.
 O  Projeto Geração Saudável tem como propósito a valorização do papel do farmacêutico na sociedade, como interveniente ativo no âmbito da saúde pública, através da realização de ações de formação dinâmicas e versáteis. Como fator diferenciador deste projeto, as formações são ministradas num autocarro pedagógico articulado, adaptado para o efeito e dividido em duas partes distintas. A parte traseira é composta por um pequeno anfiteatro, onde é ministrada a formação aos alunos  e a parte dianteira, destinada à projeção de filmes educacionais e jogos didáticos associados às temáticas do projeto, perspectivando sempre a formação interativa e apelativa.
Tivemos a presença do autocarro da Geração Saudável nos dias 9 e 10 de Fevereiro na Escola E.b 2/3 Jacinto Correia, com sessões sobre Diabetes e Consumo de Medicamentos e de Substâncias, destinadas aos nossos alunos de 6º e 7º ano.