sexta-feira, 18 de novembro de 2016

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

Origem do Dia Internacional da Diabetes Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. A comemoração desta data surgiu, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006. O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922. Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. A Diabetes afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 1 milhão de Portugueses. A cada 7 segundos morre no Planeta Terra uma pessoa devido à diabetes. Em 2030 o número de diabéticos chegará aos 552 milhões. A diabetes tipo 2, que constitui 95% dos casos de diabetes, é um flagelo mundial em crescendo que constitui uma ameaça às nações do mundo tão grave como guerras e catástrofes naturais. Em Portugal 12,4% da população tem diabetes, sendo o país da Europa Ocidental com maior prevalência de Diabetes.

mais informações

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro

Como vai sendo hábito no nosso Agrupamento de Escolas, mais uma vez, foi comemorado o dia Mundial da Alimentação. Este ano, este dia, teve particular apelo ao Desperdício Alimentar... Nos vários ciclos de ensino foram realizadas algumas atividades: palestras temáticas, apresentações de música, confeção de alimentos saudáveis, concurso do "lanche saudável", audição de histórias, entre outras! Fica uma amostra do trabalho desenvolvido...

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PROTEJA-SE DA GRIPE...

Com a chegada das estações mais frias há um aumento do número de casos de gripe e infeções respiratórias. A equipa de Saúde Escolar, em articulação a UCCD'Alagoa, gostaria de relembrar alguns gestos importantes que, quando adotados, podem prevenir a transmissão destas doenças.
Proteja-se e proteja, cumprindo e incentivando a prática destas medidas!! A Equipa Saúde Escolar
UCC D'Alagoa; Unidade Funcional de Lagoa; ACES do Algarve II - Barlavento

Comemoração do Dia do Coração

Nos dias 28 e 29 de setembro a equipa da Saúde Escolar da UCCD'Alagoa, esteve presente nos Jardins de Infância, do nosso Agrupamento, para celebrar o Dia do Coração. Esta atividade decorreu com bastante entusiasmo e envolvência dos alunos tendo tido bastante sucesso. Obrigado a todos!

Gozai a vossa bela saúde; só é jovem quem passa bem. (Voltaire) Votos de um bom ano letivo 2016/2017