quinta-feira, 26 de maio de 2011

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

 Dia 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco - foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.
Porto, 26 mai (Lusa) - Um trabalho de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a que a Lusa teve hoje acesso, revelou que os adolescentes fumam com o intuito de melhorarem o seu estatuto social junto dos colegas.
Um estudo prévio, em que 2.036 adolescentes de 13 anos foram avaliados quantitativamente no âmbito do Projeto EPITeen, da FMUP, mostrou que 19,9 por cento dos adolescentes já tinha experimentado fumar, 1,8 por cento fumava ocasionalmente e 1,3 por cento fumava pelo menos um cigarro por dia.
Estes resultados foram complementados com um estudo qualitativo, em que 30 desses adolescentes (15 rapazes e 15 raparigas) foram entrevistados com o objetivo de avaliar as representações sociais subjacentes ao comportamento de fumar.

Sem comentários:

Enviar um comentário